• Photobucket

Home / Uncategorized / Pastelarias Chiado

Pastelarias Chiado

BPI_1988Para terminar a nossa odisseia em busca da melhor tosta de galinha (ou frango) de Coimbra, escolhemos uma alternativa mais “moderna”, chamemos-lhe assim, para não usarmos a odiosa palavra “gourmet”.

Já com três espaços abertos na cidade de Coimbra, e em franca expansão, as Pastelarias Chiado assumem-se como padarias de bairro modernas, onde além do pão acabado de fazer é ainda possível fazer refeições rápidas. Todos os dias têm à disposição um prato do dia, além dos inúmeros snacks (na mesa ao nosso lado estavam a comer uma bifana que nos deixou de água na boca). A oferta estende-se ainda ao tão na moda “Cake Design”.

A tosta é costituída por duas generosas fatias de pão rústico integral, sendo que a principal diferença para as restantes provadas é o facto desta levar maionese a ligar todos os ingredientes. E é neste ponto que se vão dividir os que amam esta tosta e a devoram até ao fim, dos que deixam metade no prato, torcendo o nariz…

BPI_1983

O facto é que a maionese, ajuda a levar o sabor do frango a todos os recantos do nosso palato. Posso afirmar que esta é sem dúvida a tosta com mais sabor que experimentámos neste périplo. O frango é muito bem cozinhado, indo primeiro a assar no forno e só depois é cuidadosamente desfiado, sentindo-se na boca toda a textura do mesmo. O picante, em doses generosas, ajuda a tornar a maionese menos enjoativa, e os oregãos (que me pareceram frescos) dão o toque final a esta tosta onde é evidente um extremo cuidado na sua preparação.

Mas nem tudo são pontos positivos: se para o Bruno Pires a tosta era demasiado picante, para mim apesar de aprovar o uso da maionese, esta deveria ser um nadinha mais discreta. Não chega a enjoar, mas o frango é tão bom, que acho que podia ter um pouco mais de destaque que a maionese acaba por roubar. Quanto ao picante, para mim estava perfeita, é tudo uma questão de gosto pessoal.

Chegou o momento das decisões, e apesar do primeiro lugar ser fácil de eleger, já um top3 é uma tarefa que não me atrevo a fazer pois houve muitas que gostámos.

Desde a primeira edição que a tosta de galinha da cervejaria Atenas se mantém em primeiro lugar nas nossas preferências e o facto é que para nós nenhuma das testadas a conseguiu destronar. Não sendo o prato mais famoso da casa, a tosta de galinha do Atenas consagra-se como a melhor de Coimbra. A textura da carne e o sabor do molho que humedecia o pão perfeitamente tostado ainda hoje nos deixa a salivar. Provem, não se são arrepender.

Nos lugares de honra teremos que colocar a tosta do Borges e do Esquininha, muito semelhantes entre si (não me peçam para decidir qual a melhor) e ainda a tosta da Pastelaria Chiado pelo seu sabor e distinção das restantes. Estas levam o selo de qualidade Comezainas, acredito que não se vão arrepender de as provar.

Texto de Bruno Raposo
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 30 de Maio de 2014)