• Photobucket

Home / Tendências / Adesivo – Balance & Skate

Adesivo – Balance & Skate

BPI_6114A primeira vez que encontrámos estes dois amigos no skate-park do Parque Verde, estranhámos um pouco a situação. Era de noite, tínhamos estado a varrer folhas do cimento e eles estavam a testar (com grande mestria, diga-se!) uma balance board, algo que só tínhamos visto em circos e que nunca associado ao skate ou ao surf. A curiosidade foi mais forte e a conversa foi inevitável, entre uma passagem e outra pela zona onde tinham “acampado”.

Sérgio Temido e Bruno Galvão, designers e amigos de longa data tinham criado uma versão hand-made de uma destas pranchas e pretendiam comercializá-la. O passo seguinte seria, confidenciaram com orgulho e entusiasmo, pranchas de skate ao estilo old school e que fariam parte de uma loja online com diversos produtos, sempre tentando ligar o design ao artesanato. Agarrámos a oportunidade e apresentamos hoje em primeira mão este projecto inovador e totalmente manufacturado.

O balance board, para quem não sabe, é essencialmente uma prática de domínio de uma tábua que se equilibra (ou não!) sobre um cilindro colocado no chão. Originalmente criado para ajudar esquiadores e surfistas a praticar alguns movimentos fora do ambiente desportivo, rapidamente conquistou interessados e praticantes de outras disciplinas, não só pelo desafio que coloca mas também pelos benefícios físicos que produz. Recuperar de lesões ou fortalecer diferentes partes do corpo (tornozelos, joelhos, etc) fazem também parte das valências desta prática, onde a exigência física e muscular é grande e os resultados são facilmente comprováveis. Para Sérgio e Bruno é uma questão de algum treino e confiança até se ganhar o equilíbrio necessário para rolar em segurança, nós acreditamos.

BPI_6130

Desafiados pela falta de cuidado e alternativas no design e formatos das pranchas que encontraram pelo mercado, resolveram pegar nas artes que dominam e criar duas pranchas distintas, com formas e decorações diferentes mas sempre com um objectivo comum: fazer novos projectos ligados ao que gostam de fazer nos tempos livres. Das balance boards aos skates foi um passo natural e já têm vários formatos produzidos que, afiançam, rolam muito bem e convidam ao cruising e a algumas manobras mais arrojadas. As formas são clássicas dos anos 50 e 60, e os eixos e rodas variam consoante os tamanhos. Infelizmente, e porque este Inverno está a ser como está, não conseguimos experimentá-los, mas pelo que vimos e sentimos, parecem-nos muito bem. Venha o sol e vamos certamente patinar em todos eles!

BPI_6120

Sobre o processo de produção, totalmente manual e realizado pelos próprios, Sérgio e Bruno compram a madeira, transformam-na, sujam-se e metem as mãos na massa. Cada um faz diferentes partes do processo, e o resultado final tem sempre vindo a ser melhorado. As madeiras são escolhidas a dedo, bastante sólidas e resistentes e de várias origens. Nos skates a preferência vai para madeiras exóticas como o carvalho e a faia, nas balance boards a escolha recai sobre o mais convencional (e maleável) contraplacado de 11 placas. O design varia consoante os modelos, e a criatividade flui de modelo para modelo. O nome da loja, Adesivo, é um dos conceitos que sustentam esta ligação entre dois designers e amigos (em partes sensivelmente iguais) e que pretendem fazer transparecer para o público dos seus produtos. Por outro lado, e porque o adesivo cola, estes criativos esperam que os seus clientes venham a ficar positivamente “agarrados” aos seus produtos. Mais informações na loja online.

Texto e fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 27 de Fevereiro de 2014)