• Photobucket

Home / Tendências / Promundo – Europa

Promundo – Europa

logopromundo  O Instituto Promundo, organização não governamental (ONG) de origem brasileira com acção focalizada na promoção da igualdade entre sexos e na prevenção de violência sobre mulheres, crianças e jovens acaba de criar uma delegação em Coimbra, num processo natural de aproximação à Europa e a outras regiões do globo.

Este abraço entre Promundo e Europa, promovido por Tatiana Moura (investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) desde 2000 e directora executiva do Promundo Brasil desde 2011) faz parte integrante de uma parceria (existente desde 2006) entre as duas instituições e que se materializa agora de forma ainda mais concreta.

BPI_5586

A trabalhar em diversas áreas do globo e com projectos em várias fases de desenvolvimento nas áreas da violência urbana e situações de pós-conflito, o Promundo e o CES procuram agora também investigar e aprofundar conhecimento sobre os efeitos da crise económica e financeira no aumento da violência nas sociedades europeias. Começando pelo caso português e prevendo um possível (e natural) alargamento a toda a comunidade europeia, as suas atenções focam-se agora nos efeitos da crise e na escalada de violência e consequente aumento de conflitos nas relações familiares e sociais dos povos europeus.

O “Método Promundo” que se destaca de outras organizações pela capacidade de avaliação e monitorização do impacto dos projectos levados a cabo pelos seus investigadores, caracteriza-se também por três fases distintas e que se complementam: pesquisa, intervenção/acção e incidência política. Através desta metodologia é possível avaliar o real impacto e efectiva contribuição dos projectos para a mudança de paradigmas e comportamentos.

Marcio_poster1

Através da delegação recentemente inaugurada e numa primeira fase encontra-se já o projecto Images (International Men and Gender Equality Survey), que desde 2009 entrevistou já mais de 20.000 homens e mulheres em 11 países e que vê agora a Europa juntar-se ao seu universo de  resultados. Também em curso mas já em fase de acção, o programa P conta já com contactos com outras ONG e instituições ligadas à saúde em Portugal, que a par da educação e segurança pública são as áreas onde os programas Promundo têm obtido melhores resultados. Os dados e metodologias criadas pelo Promundo e a participação empenhada do CES e dos seus investigadores nestes programas serão certamente uma contribuição importante para ajudar a sociedade portuguesa e as suas vizinhas europeias a trilharem um futuro menos violento e mais igualitário.

Texto e fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 27 de Fevereiro de 2014)