• Photobucket

Home / Cinema / Uma história de amor

Uma história de amor

her-movie-still-17-e1389824854632

Finalmente Spike Jonze brindou-nos com outro filme. Desde a sua última longa-metragem, em 2009, que se fazia esperar mais uma obra singular deste realizador que nos habituou à excelência. Uma história de amor (Her) é o filme em questão, onde argumento e realização pertencem à mesma pessoa e onde sensibilidade e inteligência se misturam ao longo das duas horas de filme.

A narrativa passa-se num tempo futuro não muito longínquo. Theodore Twombly (interpretado por Joaquim Phoenix) é um homem solitário, complexo, sentimental, que terminou recentemente uma relação com Catherine (interpretada por Rooney Mara) e trabalha numa empresa como escritor de cartas de amor para pessoas que não conseguem exprimir os seus sentimentos.

Um dia, Theodore decide adquirir um sistema operativo de inteligência artificial, intuitivo, moldado às características da sua personalidade e com capacidade de adaptação ao estilo humano. Quando inicia esse sistema operativo, conhece Samantha (voz de Scarlett Johansson), uma voz bonita, penetrante, simpática, sensível e acima de tudo, muito real. Começa a desenvolver-se uma relação entre os dois que, à medida que as necessidades e desejos de ambos vão crescendo, passa de uma inicial amizade até algo mais forte.

Mais do que uma simples, embora complexa, história de amor, Spike Jonze põe-nos perante uma realidade em que um sistema operativo tem emoções, quer evoluir e ver o mundo como se de um ser humano se tratasse. Longe do romantismo clássico, Uma História de Amor carrega consigo um tom crítico, ou pelo menos interrogativo, sobre a possibilidade (cada vez mais actual) de os seres humanos deixarem de conseguir lidar com sensações reais num mundo em que a sociabilização tem ganho novos contornos.

Este não é de todo um tema novo no universo do cinema mas a forma brilhante como a história é contada, essa sim, é uma novidade. Samantha e Theodore apresentam aparentemente a capacidade de superar a dicotomia homem-máquina, através de uma aprendizagem contínua e mútua, onde Samantha se embrenha no lado humano e Theodore descobre formas de sentir e estar que antes desconhecia. No entanto, como é fácil imaginar, a desilusão acabará por chegar.

Para que tudo resulte contribuíram não só o argumento como também as interpretações de Joaquim Phoenix e Scarlett Johansson, detentora de uma voz poderosa, cativante e sexy, a banda sonora dos Arcade Fire e um ambiente visual em que as cores limpas e garridas contrastam com o interior cinzento das personagens e da sociedade retratada.

Por tudo isto, e por tudo aquilo que aqui não está, Uma História de Amor é um filme daqueles que ficam a pairar na nossa memória.

Título: Her
Realizador: Spike Jonze
Actores: Joaquim Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams
Ano: 2013

Texto de Carina Correia

(Publicado a 20 de Fevereiro de 2014)