• Photobucket

Home / Uncategorized / São Paulo

São Paulo

BPI_4102 Esta semana visitámos o Café São Paulo na nossa demanda em busca da melhor tosta de galinha de Coimbra. Localizado na Casa Branca, junto à esquadra da PSP e a duas escolas, este é mais um típico café de bairro, com uma decoração onde estão presentes vários equipamentos e motivos da Académica, o que deixa antever que em dia de jogo da Briosa, este é um dos cafés onde os adeptos se reúnem. Será impossível não se sentirem em casa.

Enquanto esperamos o nosso pedido, o café vai sendo inundado por miúdos das escolas em volta, que em vez do empapado esparguete à bolonhesa e das oleosas costeletas à salsicheiro da cantina, optam pelos hambúrgueres e cachorros do Café São Paulo, que devoram avidamente. Tinham bom aspecto.

Ao balcão, os clientes bebem o seu café apressadamente a caminho do trabalho, enquanto passam os olhos pelo jornal desportivo do dia. É possível ver por ali um ou outro polícia na sua hora de almoço. Calculamos que à noite a clientela mude e a faixa etária suba consideravelmente.

BPI_4092

Quando chega à mesa, a tosta deixa-nos imediatamente de água na boca. Esta apresenta-se suculenta, com  a manteiga derretida a dar-lhe um brilho que a torna ainda mais apetitosa. Perfeitamente tostada, é mais estaladiça junto à côdea, com o recheio e a já citada manteiga a amolecerem o miolo. O pão é excelente, desfaz-se na boca quase sem ser preciso mastigar, e o contraste com a côdea estaladiça torna-o no melhor até agora provado.  Com um pão tão bom é uma pena o recheio não acompanhar. Não podemos dizer que seja mau, mas é demasiado insípido, sem nenhum sabor a destacar-se. É basicamente frango desfiado com queijo derretido, falta-lhe um bom refogado para elevar esta tosta a outro patamar. Tivesse este pão o recheio de qualquer uma das tostas experimentadas anteriormente e estaríamos sem dúvida na presença de uma forte candidata à vitória final, mas assim não sei se chegará ao pódio no final deste périplo.

Texto de Bruno Raposo
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 06 de Fevereiro de 2014)