• Photobucket

Home / Cinema / Voltar a Nascer

Voltar a Nascer

venuto-al-mondo-pietro-castellitto-in-una-scena-del-film-con-penelope-cruz-254720

Entrou em exibição nas diversas salas de cinema portuguesas o filme Voltar a Nascer (Venuto al Mondo), uma co-produção hispânico-italiana, com realização de Sergio Castellito.

Baseado no romance de Margaret Mazzantini (esposa do realizador), este filme fala paralelamente sobre uma história de amor e sobre a guerra que devastou Sarajevo nos anos noventa, utilizando flashbacks como modo narrativo.

Gemma (interpretada por Penélope Cruz), uma jovem italiana, conhece em Sarajevo o amor da sua vida, o jovem fotógrafo Diego (interpretado por Emile Hirsch). A partir daí as suas vidas ganham uma nova dimensão. A vontade de ter filhos, conjugada com a impossibilidade de os terem, leva-os de volta a Sarajevo, em plena época de ataques.

Já em Itália, e passados dezasseis anos, Gemma decide visitar Sarajevo com o seu filho Pietro de modo a este conhecer a sua cidade natal e um pouco mais sobre o pai que nunca viu. Em busca do passado e reconstruindo a sua história de vida e das origens de Pietro, Gemma é confrontada com verdades que até então desconhecia. Como se ambos voltassem a nascer.

Este filme surpreende-nos a cada minuto que passa. A beleza da vida e os seus horrores são-nos mostrados na mesma medida. Faz-nos sentir frágeis, angustiados, revoltados. Mas ao mesmo tempo, confiantes na capacidade de o ser humano se superar a si próprio.

Com duas horas de duração, Voltar a Nascer recomenda-se a quem não se importar de ficar com um nó na garganta por mais duas horas.

Título: Venuto Al Mondo
Realizador: Sergio Castellito
Actores: Penélope Cruz, Emile Hirsch, Adnan Haskovic
Ano: 2012

Texto de Carina Correia

(Publicado a 6 de Fevereiro de 2014)