• Photobucket

Home / Artes / Uma Escola de Pintura

Uma Escola de Pintura

BPI_7140Foi em Novembro de 2008 que inaugurou o Atelier Galeria Ícone, no Pátio da Inquisição em Coimbra. O projecto, a cargo da pintora Tatiana Santos, tencionava então operar como uma forma de ligar a arte à cidade. O espaço Galeria abria-se a todos quantos quisessem expor os seus trabalhos, proporcionando um lugar para o encontro e o desenvolvimento de projectos artísticos, e o espaço Atelier visava promover a prática artística, especialmente vocacionado para a aprendizagem que ainda decorre, durante o ano lectivo ou em curtos workshops realizados nos tempos das pausas escolares.

Volvidos cinco anos sobre a criação deste lugar vamos encontrar na Ícone uma interessante escola de pintura que acolhe aprendizes dos sete aos setenta anos, empolgados com as ideias que querem ver plasmadas nas suas telas, descobrindo os vários modos de dar vida a cada plano pictural, revirando as tintas e os pincéis que se debatem com os fundos ainda a branco, repintando o que não deve cumprir-se e recobrindo o que ainda falta pintar-se. A última pincelada de cor que encerra cada obra, é o final de um trajecto que começa com a ideia de cada peça, construída sob o olhar crítico da professora que, pacientemente, e ao longo de cada um dos processos, vai ensinando a experimentar, a manusear e, fundamentalmente, a desenvolver em cada aprendiz o olhar pictórico individual.

BPI_7120

A formação de uma visão artística do mundo não é uma tarefa fácil, numa altura em que o ensino público das artes vai minguando, deteriorando-se a prática da ideia de que a arte educa e incide sobre o real, transformando-o tanto quanto outras actividades criativas e intelectuais o permitirão fazer. Numa época em que o ensino das artes é desconsiderado, se comparado com a importância dada a outras competências técnicas e teóricas que, supostamente, melhorarão a vida dos sujeitos, ensinar a percepcionar a realidade sob um olhar específico, e ensinar a utilizar a linguagem estética e artística, constituem-se como actividades que remam contra as disposições mais generalizadas.

Por todos estes motivos está a Tatiana Santos de parabéns, mantendo teimosamente abertas as portas do seu Atelier em Coimbra para acolher, na sua oficina artística, os filhos de uma geração que vê na prática artística uma ferramenta que forma e que gera. E é por todos estes motivos que o dia da entrada de cada aluno na oficina se constitui como um momento verdadeiramente mágico, porque a partir dali ganha o mundo novas possibilidades, dimensões, formatos e rearranjos, porque a partir desse momento passam a criar-se novas realidades, a realidade da arte que pulsa no interior de cada um de nós, mas que só alguns de nós lhe conseguirão dar corpo. E por cada lição de pintura se aprende que do nada se constrói o todo, que do silêncio nasce a conversação, que do mundo tiramos imagens que gritam, e que do sonho e da fantasia podem nascer outros mundos, presos a este por um elo a que se chama conhecimento.

BPI_7138

Sim, diz-nos Tatiana Santos, «os objectivos estimados para o Atelier estão a cumprir-se e estou muito feliz com isso», mas «em relação aos eventos e projectos já não, pois os financiamentos são poucos para este género de coisas. E nunca são facultados para pequenos projectos.».

É dever de cidadania assumir que o ensino e a prática da arte exercem sobre os sujeitos uma força que os torna especiais, e que desrespeitar a realidade artística é restringir o homem na sua potência enquanto sujeito inteiro, dotado de razão crítica e de autoridade intelectiva, dotado de capacidades expressivas e criativas eficientes que lhe permitem impulsionar o mundo e a própria humanidade. Assuntos menores, pensarão muitos, se comparados com o devir da práxis quotidiana. Assunto maior, afirmamos nós quando nos cruzamos com o olhar temperado de Tatiana Santos.

Texto de Carla Alexandra Gonçalves
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 1 de Agosto de 2013)

5 comments

  • Adorei ver, Tatiana! Parabéns e votos de todo o Sucesso do Mundo! Era a tua vocação e quando é assim… só temos que a cultivar! Bjs

  • Rui Carreira - telemóvel : 962427386

    D. Tatiana , tenho 57 anos de idade , tenho algum jeitito para o desenho e a pintura , mas desconheco as bases técnicas para poder avançar a sério na pintura . Estou actualmente desempregado , queria saber p.f. quando posso contacta- la , onde , como , a q dias , horas e qual o preço das aulas . Tenho 1 blog : quadrosderuicarreira.blogspot.com , ponto umas coisitas , mas há erros técnicos e ñ há 1 traço característico , queria mais , p.f. contacte-me Qdo puder

Leave a Reply