• Photobucket

Home / Tendências / Coragem na Dose Certa

Coragem na Dose Certa

BPI_0074 Aos 24 anos, Ana Mesquita decidiu instalar-se onde, dizem, já só restam idosos. Com uma dose inteira de coragem esta jovem fez nascer a Meia Dose Store: uma loja que junta dois conceitos e pretende ser uma lufada de frescura nas ruelas sombrias da Baixa. Vende roupa em segunda mão mas está aberta também para apoiar o que é português e feito à mão.

Licenciada em Comunicação Empresarial resolveu aventurar-se no mundo dos negócios depois de dois estágios e de estar “há muito tempo em casa”. Assim, a Baixa de Coimbra tem agora mais um espírito a tentar fazê-la rejuvenescer. Na Praça do Comércio, a 14 de outubro passado, a Meia Dose Store abriu as portas: uma loja de artesanato e de revenda de roupa. Ana Mesquita optou por apostar neste duplo conceito por acreditar que “em Coimbra uma loja apenas de roupa em segunda mão não iria resultar”.

Os produtos feitos à mão são a causa importante que a Meia Dose Store defende. Qualquer criador pode ver o seu artigo à venda nesta loja e para isso basta contactar a proprietária, Ana Mesquita, a fim de saber todas as condições. O artesanato e os seus produtores têm, aqui, um impulso ao seu trabalho.

BPI_0040

A ideia de revender roupa vem dos tempos da faculdade mas Ana Mesquita não acreditou que esse projeto pudesse vingar. A crescente tendência de revenda “funciona muito bem em Lisboa, no Porto ou em outros países mas em Coimbra as pessoas são mais conservadoras nessa área”. Reconhece na população da cidade um certo elitismo quanto à roupa em segunda mão. Inicialmente, também, a secção de vestuário foi pensada para os mais jovens mais dois meses de experiência mostraram a Ana Mesquita que nem tudo se desenrolou como previu.

O sector de roupa usada, a funcionar na parte superior da loja, é essencialmente procurada por habitantes da Baixa com maiores dificuldades a nível económico e por estudantes estrangeiros a estudar em Coimbra ao abrigo do programa Erasmus. Ana Mesquita realçou ainda, no que toca à roupa, que a loja não é um “depósito” de coisas usadas e não aceita tudo. Quando a pessoa traz o artigo este é avaliado – “tenho uma pessoa que me ajuda a analisar e a lavar a roupa”. E devido ao reduzido espaço é dada preferência à roupa da estação em vigor. Também não é dada ênfase às roupas de marca, a Meia Dose Store pretende ser uma loja ”de preços acessíveis”.

BPI_0046

Em relação ao modelo de negócio, “é tudo à consignação” explica Ana Mesquita. A loja fica com 40 por cento do preço de venda das peças de artesanato e com 30 por cento no que corresponde ao vestuário. No final de cada mês os artesãos e os proprietários das peças de roupa são contactados ou para tomarem conhecimento da faturação ou, no caso de os produtos não terem sucesso, para repensarem mercadorias e estratégias. Atualmente a Meia Dose Store já é procurada pelas próprias pessoas que querem expor os seus produtos mas no início os colaboradores eram apenas pessoas do círculo de Ana Mesquita.

Quando lhe propuseram ficar com a loja foi incentivada, pelas pessoas mais próximas, a colaborar na recuperação da Baixa. Mas se a Baixa de Coimbra é uma zona um pouco desprezada é também o berço de muitas lojas de artesanato que surgiram nos últimos tempos. Ana Mesquita tem planos para fazer com que a sua loja se destaque. “Vamos ter montras vivas, as pessoas vão estar aqui a fazer os seus produtos”.

No final de quase dois meses, Ana Mesquita garante que “o balanço é positivo”. Apesar de pretender apostar mais na sua carreira e vir a trabalhar na sua área de formação garante querer continuar com a loja.

A Meia Dose Store está aberta das 10 às 19 horas, de segunda a sexta. E aos sábados das 10 às 13. Durante a época natalícia o horário de sábado alarga-se também às tardes.

Texto de Rafaela Vilão (escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 12 de Dezembro de 2013)