• Photobucket

Home / Tendências / QUEM CORRE POR GOSTO NÃO TEM FRIO

QUEM CORRE POR GOSTO NÃO TEM FRIO

BPI_1688 Talvez não passe de uma moda ou talvez haja uma crescente consciencialização em torno da saúde e do bem-estar físico. A verdade é que cada vez se corre mais. Night Runners veio pôr os conimbricenses a correr às quartas-feiras à noite. Ricardo Melo, coordenador do Gabinete de Desporto do Politécnico de Coimbra e, também, professor da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), um dos mentores do projeto, esteve à conversa com a Preguiça e contou como “o projeto evoluiu naturalmente”.

Night Runners Coimbra é uma corrida noturna que acontece todas as quartas-feiras, pelas 21h30, com início no Largo da Portagem. A génese desde projeto está num conjunto de corridas realizado no segundo semestre do ano letivo transato destinada apenas a estudantes e funcionários do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Mas a corrida noturna é um fenómeno crescente em Portugal e esse fator tornou urgente criar um projeto desta natureza mas de forma ampliada – “alguém tinha que iniciar esta atividade em Coimbra.”

Com o objetivo de colmatar esta falha no panorama desportivo da cidade Ricardo Melo e António Sérgio Damásio, também ele professor da ESEC, em conjunto com um grupo de dez alunos do 3º. ano da licenciatura em Desporto e Lazer levaram a cabo este projeto, inserido na unidade curricular de Projeto de Animação Sócio-Desportiva. O grupo de estudantes é responsável pelo planeamento das corridas que se iniciaram no dia 13 de novembro e que irão acontecer até dia 8 de janeiro – com exceção para dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.

BPI_1760_Slider

Para a organização este projeto tem dois objetivos basilares: mobilizar a população de Coimbra e proporcionar atividade física aos estudantes do IPC. Para a população da cidade é importante ressalvar que a atividade é totalmente gratuita e apenas se exige total abertura física e mental.

A aliança entre o desporto e o turismo também não foi esquecida. Esta corrida noturna varia o seu percurso semanalmente de modo a levar as pessoas a conhecer a cidade. “Eu fui na corrida e apercebi-me claramente que havia pessoas que são de Coimbra e não a conhecem”, conta Ricardo Melo. Para além da vertente turística existe também um carácter social que não deve ser esquecido. O projeto Night Runners tem a sociabilidade como uma das suas bandeiras e pretende “criar a oportunidade de conhecermos pessoas com os mesmos interesses para que no futuro se criem esses grupos e de forma autónoma consigam realizar estas práticas”, explicou Ricardo Melo.

Quanto aos atletas nem o frio os dissuadiu. Na primeira corrida, se o mais otimista dos dinamizadores apontava para um total de 200 participantes, o número de pessoas que acorreu ao Largo da Portagem foi surpreendente: cerca de 400 corredores. Na segunda semana de corrida, mesmo com uma descida abrupta da temperatura, estima-se que cerca de 300 pessoas tenham aderido.

BPI_1814_Slider

Ricardo Melo admite que o final do outono não é o melhor timing para lançar este projeto mas mostra-se satisfeito com adesão registada e garante que cerca de 30% dos participantes estão já fidelizados. Para a organização esta ainda é uma fase experimental, “estamos em work in progress” e a “procurar o melhor modelo para integrar todas as vontades”. E por falar em vontade quem quiser apenas caminhar, em vez de correr, também encontrará um grupo de marcha para o fazer.

Na terceira corrida, e apesar das baixas temperaturas, os atletas voltaram a marcar presença no Largo da Portagem. Quem corre refere-se a este projeto como uma iniciativa “muito boa”. Joaquim Costa lamenta o facto de “estarem só 300 pessoas quando há muito mais gente a correr”. Para este corredor assíduo a divulgação do evento ainda não chegou a todos os praticantes desta atividade física.

E para os interessados, o projeto não vai para a gaveta dia 8 de janeiro. “Vamos fazer todos os esforços para que este projeto continue pelo menos até Junho”, garantiu Ricardo Melo.

Texto de Rafaela Vilão (escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 28 de Novembro de 2013)