• Photobucket

Home / Letras / Feira do livro de autor

Feira do livro de autor

BPI_7894Entre os próximos dias 2 e 24 de Dezembro, a Mercearia de Arte Alves & Silvestre realiza, em parceria com o Photobook Club Coimbra e o The Portfolio Project, uma Feira do Livro de Autor. Fomos até lá falar sobre este evento com Pedro Alves, um dos sócios deste espaço, ainda recente, da cidade.

Para quem não conhece, a Mercearia de Arte é uma galeria de arte contemporânea, localizada mesmo a meio da Rua Alexandre Herculano. Segundo Pedro Alves, “existimos há sete meses e tentamos trazer a Coimbra artistas que de outro modo não viriam, artistas com maior ou menor reconhecimento, mas sempre com um trabalho para mostrar”. Para além das obras que estão em exposição, podemos encontrar à venda diversos objectos culturais, ideais para uma prenda diferente e original, mas também para usufruto próprio.

Dedicada às artes plásticas, à poesia e ao teatro, a Feira do Livro de Autor “surgiu depois de perceber que cada vez mais os livros de autor estão afastados da rede comercial livreira”, explica Pedro deixando entoar alguma perplexidade. “Neste momento, a maioria das livrarias trabalha quase como supermercados de livros, onde o que encontramos está cada vez mais próximo do que podemos encontrar numa bomba de gasolina ou num posto dos correios”, continua o desabafo.

A realização desta Feira preenche assim um pouco do espaço vazio que se encontra nas estantes das livrarias tradicionais quando procuramos edições de autor. “A ideia foi colmatar esta falta de visibilidade que às vezes há nas livrarias, no sentido de promover o livro de autor, o livro mais específico e também o de ajudar os artistas com quem trabalhamos. A maior parte acaba sempre por fazer parte de algum projecto editorial ou ter algum livro”.

Cartaz Feira do Livro de Autor

A escolha da data não foi ao acaso. Dezembro e a consequente proximidade do Natal “permitem oferecer à cidade de Coimbra a possibilidade de escolher prendas diferentes daquelas que normalmente se conseguem encontrar”.

Nesta Feira estarão presentes cerca de cem títulos em edição de autor ou independente. Para além de livros de artistas com quem a Mercearia já trabalha, outros autores serão promovidos. “Teremos aqui representada uma série de artistas e de contextos diferentes: livros de fotografia, ilustração, poesia, alguns projectos técnicos, enfim, para todos os gostos”. Estas vertentes em que apostam são, segundo Pedro, “as que têm mais dificuldade em sobreviver no mercado actual”.

Esta Feira do Livro de Autor será dinamizada por várias apresentações, sejam elas de livros ou de projectos editoriais, promovendo o contacto entre artistas, autores e o público que ali se deslocar.

A programação é vasta e repleta de surpresas. Para seguir passo a passo esta Feira, aceda ao facebook da Mercearia de Artes e ponha já as datas na sua agenda.

Texto de Carina Correia
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 28 de Novembro de 2013)