• Photobucket

Home / Uncategorized / Mijacão

Mijacão

BPI_0835De nome no mínimo peculiar, o Mijacão é uma das mais famosas tascas de Coimbra, quanto mais não seja por ser facilmente alvo de piadas e sorrisos marotos.

Segundo se sabe, o nome teve origem num cão de loiça que existia no estabelecimento nos anos 40 do século passado e que tinha a perna alçada. As piadas dos clientes terão baptizado o estabelecimento.

Local com muitas histórias, foi palco de tertúlias e guitarradas, juntando estudantes e turistas, bem como as personagens únicas que povoam a baixa. Hoje é um espaço remodelado e, de certa forma, descaracterizado. O lettering moderno em aço escovado à entrada do estabelecimento contrasta com a sua história. Apesar de não conhecer o espaço antigo, acredito que perdeu o lado castiço que se exige de uma tasca. Não deixa de ser um espaço agradável, mas é apenas mais um…

BPI_0818

Situado na Baixa, fica muito perto do Tony das Bifanas, primeira casa que visitámos nesta crónica. Não sei se será pela proximidade de uma casa em relação à outra, mas o facto é que tanto eu como o Bruno Pires achámos as duas bifanas bastante parecidas em termos de sabor. O pão é idêntico, e no tempero também não conseguimos descortinar grandes diferenças. Onde houve debate foi na carne, que era cortada em fatias muito finas, o que a tornava um pouco mais seca. E se para mim isso foi um defeito, para o Bruno foi uma virtude. O que é certo é que comi duas bifanas e fiquei a pensar se avançava para uma terceira. Fraquejei e deixei a razão falar mais alto que a gula. A saúde agradece, mas fica a certeza de lá voltar quando os níveis de colesterol voltarem a estar mais perto do normal.

Uma última nota para o molho picante de nome “Barba Rija”, um nome bastante apropriado, que ao que parece é uma imagem de marca da casa, pois bastou tirar uma foto do rótulo e colocar no Facebook, que prontamente amigos meus descobriram onde me encontrava.

No final havia uma questão no ar: qual será a melhor das duas bifanas? A do Tony que é mais suculenta, ou a do Mijacão que é cortada em fatias mais finas e consequentemente mais secas? Visto que a amostra era de apenas duas pessoas, o resultado foi um empate. Ajudem-nos a desempatar: qual é a vossa opinião?

Texto de Bruno Raposo
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 10 de Outubro de 2013)