• Photobucket

Home / Tendências / Problemas, ideias e soluções

Problemas, ideias e soluções

BPI_2794_MO que falta em Coimbra? Foi este o princípio que deu origem ao Improve Coimbra, uma reunião mensal que junta pessoas de todos os credos e sortes, movidas por um objectivo comum: referenciar os problemas da cidade e encontrar soluções fáceis de concretizar. Em dois dias. Falar sim, mas fazer ainda mais. O próximo encontro é já este Sábado e todos os são bem-vindos.

Menos de um ano após a primeira reunião,  o que falta em Coimbra e os seus participantes vêem alguns dos seus desejos mais votados tornarem-se realidade e o seu esforço recompensado. É certo que ainda não temos Metro de superfície ou um supermercado na Praça da República. Também ainda não há na cidade um bar exclusivamente com música clássica ou um espaço para tirar fotocópias à noite. Mas já se pode saber quais os cafés na cidade que disponibilizam acesso wi-fi gratuitamente, comunicar um problema urbano directamente aos serviços competentes da Câmara Municipal ou consultar e percorrer percursos cicláveis um pouco por toda a cidade.

QUEBRA-COSTAS - COIMBRA

A par destes “serviços” já em funcionamento, estão também em marcha soluções para o mapeamento de edifícios a reabilitar no Centro Histórico, uma aplicação para registar e comunicar em tempo real a passagem dos autocarros na cidade e um projecto para a dinamização do Mercado Municipal como espaço multifacetado a outros níveis que não apenas o comércio tradicional de peixe e fruta. O céu é o limite e a união faz a força, por assim dizer.

Se a web é o ambiente natural de divulgação e funcionamento destas soluções, o encontro entre pessoas reais com conhecimento dos problemas é o ambiente gerador deste movimento e é mais uma vez assim que vai decorrer este encontro de resolvedores de problemas. O Tarantiniano Winston Wolfe de Pulp Fiction não faria melhor. O espaço de cowork Connect Coimbra (1º andar do nº 35 no Bairro Sousa Pinto) é o ponto de partida para esta maratona de dois dias (24 e 25 de Agosto), abre portas às 10:00 e não sabe ainda quando fecha.

BPI_2646

A edição de Agosto vai sair às ruas da cidade para colar os dísticos do wi-fi gratuito nas montras dos cafés já listados, visitar o Mercado Municipal e aproveitar o passeio para mapear mais edifícios do Centro Histórico que precisem de melhoramentos ou intervenções. Se tem ideias para resolver os problemas da cidade e quer vê-las acontecer, este é o local certo para ir neste fim-de-semana.

Texto e fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 22 de Agosto de 2013)