• Photobucket

Home / Tendências / Caminhar nas alturas

Caminhar nas alturas

BPI_2466A mata do Jardim Botânico de Coimbra acolhe, há dois anos, um parque de arborismo que permite aos visitantes fazer cinco percursos, de diferentes graus de dificuldade, bem como slide e salto em queda livre (de uma altura de 13 metros). Chama-se SkyGarden e nasceu por iniciativa de Helene Margolis, alemã a viver em Portugal.

Ali, natureza e desporto caminham de mãos dadas. É possível avistar aves e esquilos, entre outros residentes da mata. E também desenvolver a auto-estima. Superado o desafio de deixar o chão e seguir de um ponto ao outro através das estruturas implantadas nas árvores, o sentimento é de triunfo. “Muitas pessoas dizem: Nunca imaginei que pudesse fazer isto”, conta a responsável. O slide, que percorre todo o vale (são 259 metros), costuma ser o ponto alto.

BPI_2561

“Tinha esta ideia desde 2008. Tentei criar o projecto no Choupal, mas, por causa da burocracia, não deu. No início de 2009 quase desisti. Fui para a Alemanha. Mas nunca esqueci o projecto e, por isso, voltei para Portugal em 2010”, recorda Helene Margolis. O SkyGarden haveria de nascer, no ano seguinte, no Botânico. “O balanço é positivo, mesmo com os factores crise e mau tempo. Houve muita chuva este ano”.

Visitantes dos 4 aos 81 anos

Entre os visitantes contam-se turistas (sobretudo espanhóis e franceses), emigrantes, escolas, empresas e, claro, pessoas da cidade. Já por ali passou gente dos 4 aos 81 anos. As crianças com menos de 1,40 metro só precisam de ir acompanhadas por uma pessoa mais velha. E, em regra, são as mais destemidas. “É engraçado quando crianças muito pequeninas dizem aos pais para não terem medo, que não é perigoso”, diz Helene Margolis, com um sorriso.

BPI_2408

O SkyGarden também acolhe eventos, como festas de aniversário e de empresas,  mediante marcação prévia (veja como no site). Para desfrutar das actividades propostas, gasta entre 7 e 24 euros. Os bilhetes são válidos durante três horas e há descontos para grupos.

Texto de Carina Fonseca
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 22 de Agosto de 2013)