• Photobucket

Home / Cinema / Regra de silêncio

Regra de silêncio

COMPANY1The-Company-You-Keep_04

Para quem gosta de ver um thriller policial, lúcido e sem planos de acção frenéticos, “The Company You Keep”, “Regra de Silêncio” em português, poderá ser uma boa escolha.

Realizado por Robert Redford e baseado no livro homónimo de Neil Gordon, este filme segue a história de alguns elementos que pertenceram a um grupo oponente ao governo norte-americano (denominado Weather Underground), por altura da guerra do Vietname, e que assaltaram um banco no Michigan resultando daí a morte de um segurança.

A história é (re)contada 30 anos depois e o fio que começa a desfiar o novelo é a detenção de Sharon Solarz (Susan Sarandon), membro desse movimento anti governo. A partir daqui, a vida de vários personagens começa a mudar, nomeadamente a de Jim Grant (Robert Redford), um advogado, com uma filha, que mantém a sua verdadeira identidade escondida. Ele é na realidade Nick Sloan, também pertencente ao grupo e procurado pela polícia pelo suposto envolvimento na morte do segurança do banco. Jim foi desmascarado por Ben Shepard (Shia LeBeouf), um jornalista ávido por esclarecer este caso e disposto a tudo para que tal aconteça.

É evidente o claro gosto de Robert Redford em contar tramas políticos. Já assim foi em “Lion for Lambs” (2007) e em “The Conspirator” (2010). “The Company You Keep” é um filme clássico, que levanta questões acerca da integridade do ser humano, da justiça, do arrependimento, da liberdade e das escolhas que se fazem.

Apesar de interessante, este filme pode deixar a desejar, no sentido em que lança as temáticas mas depois tem medo de as explorar. O trabalho fica quase todo a cargo do espectador. Existem contudo, alguns diálogos excelentes, que nos permitem perceber alguma profundidade na abordagem que Redford faz.

As personagens estão a cargo de actores de primeira categoria, como sejam Susan Sarandon, Chris Cooper, Nick Nolte e o próprio Robert Redford, entre outros. E esta é uma das suas grandes valências.

Apesar dos prós e dos contras, é um filme inteligente, com um argumento cheio de segredos que se vão desvendando, onde aprendemos história e onde percebemos que as sociedades sofrem alterações e os seres humanos também.

Título: The Company You Keep
Realizador: Robert Redford
Actores: Robert Redford, Shia LeBeouf, Susan Sarandon, Chris Cooper, Nick Nolte
Ano: 2012

Texto de Carina Correia

(Publicado a 18 de Julho de 2013)