• Photobucket

Home / Letras / Quem tem medo da ciência?

Quem tem medo da ciência?

BPI_2925O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra abriu há quatro anos, no Departamento de Física, com uma missão bem definida: acabar com o medo da ciência. Nesta biblioteca de cultura científica, aberta a toda a gente, não há temas interditos. Podemos encontrar livros de ficção científica, poesia ou astrologia.

“Entregar a ciência às pessoas” é o objectivo do Rómulo, explica o director, Carlos Fiolhais. Foi por iniciativa  deste professor catedrático, físico, investigador e divulgador científico que o espaço nasceu.

“Quem tem medo da ciência?”, atira Fiolhais, bem disposto, enquanto segura um livro com aquele título. “Nós não temos e queremos que ninguém tenha”. Aproveita para desmistificar: “A ciência é uma das mais antigas actividades do Homem. O seu objectivo é procurar descobrir. Ainda há muito medo dela. É um bocadinho como o medo do escuro. Para conhecê-la, basta acender a luz”.

Teatro, sonhos e OVNI

No Rómulo existem livros de diversas áreas do saber ligadas à cultura científica. Como o humor, o teatro, a poesia e a ficção científica. Ou a astrologia, a interpretação dos sonhos e os OVNI (Objectos Voadores Não Identificados). Estes últimos porque “têm a ver com a ciência por oposição, macaqueiam-na, dizem que são ciência sem o serem”, explica o director.

BPI_3002

Revistas, filmes e outros materiais – alguns online, outros em CD, DVD e VHS – estão também disponíveis para consulta ou requisição num centro de recursos que conta com computadores ligados à Internet e espaços de trabalho e leitura.

A face do Rómulo é moderna, luminosa e colorida, ou não tivesse resultado do projecto de fim de curso de uma aluna de Arquitectura. Numa das salas, existem uma mesa ampla e de fácil acesso para os mais novos, pufes de cores vivas e candeeiros a fazer lembrar planetas.

BPI_3086

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e encerra em Agosto. Excepcionalmente, abre portas à noite, para acolher apresentações de livros, debates, oficinas e sessões do Projecto Quark! Escola de Física para Jovens, entre outras iniciativas. Para estar a par das novidades, basta consultar a página do Rómulo no Facebook (https://www.facebook.com/Romuloccvuc).

Texto de Carina Fonseca
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 18 Julho 2013)