• Photobucket

Home / Tendências / A POLÍCIA JÁ NÃO MORA AQUI

A POLÍCIA JÁ NÃO MORA AQUI

BPI_6897

O edifício tem três andares e um amplo jardim convidativo. A antiga esquadra da polícia transformou-se há um ano num espaço em que o dia e a noite se vivenciam de formas distintas daquelas que Coimbra está habituada.

Quando olhamos para este projecto e quando falamos com André Marça, Susana Carvalho e João Caldinhas, os seus dinamizadores, quase que acreditamos que a crise faz bem e recomenda-se. “Basicamente este é um produto da crise. Não sabíamos o que fazer, tínhamos algumas opções em cima da mesa, uma delas era emigrar. Já sabíamos que o espaço estava para arrendar e a certa altura pensámos porque não?”, diz André com um largo sorriso na cara, sinal de quem não se arrepende nem um bocadinho.

Já com uma ideia estruturada e juntando as experiências diferentes de cada um, nomeadamente como gerentes de outros negócios ou no mundo da música, puseram mãos à obra. E mãos à obra é literal, foi efectivamente o que fizeram durante dois meses e meio. Todo o espaço foi remodelado por eles e por amigos que vinham ajudar, desde trocar o chão, a fazer instalações eléctricas. “Isto foi um projecto do it yourself, muito divertido, mas muito cansativo e com um ritmo alucinante”.

BPI_6766

Todas as salas e espaços são cuidadosamente decorados com objectos vindos de fábricas e outros sítios falidos, de lojas vintage e belos candeeiros feitos pela Susana. Existe uma sala onde a música se faz ouvir através de concertos e dj-sets. Os matraquilhos e o ping-pong são também uma característica da casa, não esquecendo as salas que podem ficar livres para quem tiver ideias e as quiser concretizar. O objectivo é que as coisas sejam constantemente alteradas, não só pelas exigências dos clientes, como pelas novas ideias que vão surgindo.

Aliás, este é e foi desde logo um factor motivador para a criação deste conceito: “queremos que os clientes intervenham, que as pessoas criem parcerias e sinergias, que trabalhem em conjunto. Fazia falta em Coimbra um espaço onde as pessoas pudessem partilhar ideias, dialogar e inovar”.

O Aqui Base Tango é um espaço multifacetado, em que a música alternativa tem um lugar especial, mas também todas as intervenções artísticas em geral, mesmo que, e preferencialmente, amadoras. E multifacetado é também o seu público-alvo, ao contrário do que inicialmente imaginaram: “temos clientes de todas as idades e gostos”.

BPI_6757

É principalmente ao longo da noite que a casa se (pre)enche, mas durante o dia a oferta é igualmente diversificada. Desde um lanche variado a jogos de tabuleiro tradicionais, várias são as opções que permitem que as pessoas se divirtam.

Resta falar sobre este surpreendente (sim, porque surpreende) nome. ‘Aqui Base Tango’ surgiu após alguma indefinição, quando de repente “descobrimos um papel com os números de telefone e códigos da esquadra da polícia e esta era a Base Tango, o que achámos perfeito. O Aqui veio depois complementar como sendo um apelo à comunidade e perfeito para a criação do nosso logótipo”.

Em data de apagar a vela, só nos falta dizer parabéns a você e desejar muitos anos de (boa) vida!

Aqui Base Tango
Horário: de terça-feira a sábado das 17h às 04h
Morada: Rua Venâncio Rodrigues, nº.8
Telefone: 916111367

Texto de Carina Correia
Fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 11 de Julho de 2013)