• Photobucket

Home / Cinema / A essência do amor

A essência do amor

silhouetteexc_2458616k

O novo filme de Terrence Malick, o realizador que não dá entrevistas, “To the Wonder”, traduzido em Portugal por “A Essência do Amor”, é pouco consensual. Se para uns é uma verdadeira obra-prima, outros há que admitem quase ter adormecido na sala de cinema. Controvérsia em que aliás quase, e atenção ao quase, todos os filmes de Malick geram.

Com seis longas-metragens realizadas (Badlands, 1973; Days of Heaven, 1978; The Thin Red Line, 1998; The New World, 2005; The Tree of Life, 2011; To the Wonder, 2013), este é um daqueles realizadores que contam a sua história de uma forma muito própria. Todos os seus filmes têm um cariz existencial, uma visão profunda e poética da vida, em que o Homem se verga face à imensidão da natureza. E tudo contado através de imagens extremamente belas, perfeitas, com a máxima atenção ao detalhe, onde o discurso se faz como se estivessem a sussurrar-nos ao ouvido e em que a banda sonora dá o toque final de embrulho com um pomposo laço. Se virmos um filme dele, sem saber quem é o realizador, tenho quase a certeza que todos acertamos. A marca é forte!

A Essência do Amor” é um filme belo, com uma fotografia que nos deixa maravilhados (obra de Emmanuel Leibezki que já trabalhou com o realizador no seu filme anterior), que fala sobre o poder do amor, sobre a sua mutabilidade e consequentemente sobre as questões levantadas pelas pessoas e suas relações. Não só o amor de casal, como também o amor que podemos (ou não) dedicar a uma entidade através da fé. É um filme em que os gestos são mais importantes que as palavras. Em que o não dito se depreende de tudo o que é visto e sentido.

Sendo contada através de quatro personagens principais (protagonizadas por Ben Affleck, Olga Kurylenko, Rachel McAdams e Javier Bardem), esta é uma história repleta de símbolos e mensagens por interpretar. Cabe somente ao espectador fazer a sua interpretação que estará assim dependente da forma como cada um de nós se deixa tocar e (e)levar por estas questões.

Título: To the Wonder
Realizador: Terrence Malick
Actores: Ben Affleck, Olga Kurylenko, Rachel McAdams, Javier Bardem
Ano: 2012

Texto de Carina Correia

(Publicado a 11 de Julho de 2013)