• Photobucket

Home / Tendências / Olá UNESCO

Olá UNESCO

BPI_2340

Em vésperas de super-lua, os astros e planetas alinharam-se também com a vontade dos homens em Phnom Penh (Cambodja), onde a 37ª Sessão do Comité do Património Mundial reconheceu a candidatura da Universidade de Coimbra como Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

BPI_3449

A candidatura que engloba Universidade, Alta e Sofia vence assim uma aposta com cerca de 15 anos, no culminar de um processo em que 31 dos muitos edifícios históricos da cidade se uniram ao reconhecido valor cultural e histórico da Universidade no país e no mundo para integrar um grupo de extraordinários como as pirâmides de Gizé, a grande barreira de coral na Austrália ou a Grande Muralha da China. Comprove-se aqui.

BPI_3505

São edifícios de três zonas distintas da cidade mas que de várias formas se fundem e completam na criação da história daquela que é a mais antiga universidade do país e uma das mais antigas da Europa. Alicerçada no primeiro pólo urbano dedicado ao ensino planeado para a zona da Rua da Sofia, a Universidade encontrou no antigo Paço Real de Coimbra um local privilegiado para o seu estabelecimento e afirmação como instituição de ensino de excelência.

BPI_2131

Orgulhosos por fazer parte desta comunidade, celebramos aqui o efémero e esperamos que a nossa Preguiça possa também contribuir para provar aos sábios de Phnom Penh que a sua decisão estava certa.

Texto e fotografia de Bruno Pires

(Publicado a 4 Julho 2013)